Educar para o Futuro é apresentar para escolares o compromisso do agronegócio com a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade, cuidando do meio ambiente e das pessoas. Para disseminar esses compromissos para as futuras gerações, o Grupo Colorado deu continuidade ao Programa Educando para o Futuro, criado pela empresa há mais de duas décadas. No dia 20 de junho, recebeu na Usina Colorado a visita de 40 escolares dos sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental, do Colégio Aquarela do município de Guaíra.
Os alunos, com idades entre 11 e 12 anos, estiveram acompanhados pela diretora do Colégio, Carina de Andrade, pela coordenadora Pedagógica, Daiane Barros e pelas professoras das turmas Talita Damásio Rodrigues e Thais Silva. Os alunos puderam saber mais sobre o sistema de produção da cana e participaram de verdade da visita, fazendo perguntas e interagindo a cada informação.
Durante a visita à lavoura, conheceram de perto a mecanização agrícola e viveiros de mudas de árvores nativas, um conteúdo importante que se somou ao que estão aprendendo na escola sobre recursos naturais, relevo da região, a predominância do tipo de solo, a exploração e espaço rural brasileiro, extrativismo e a agricultura.
“Nossa empresa preparou-se com muito entusiasmo para receber esses jovens visitantes. Eles visitaram uma frente de colheita mecanizada da cana-de-açúcar, na companhia de nosso engenheiro agrônomo Rafael Alves Luvezuti. Lancharam na Fazenda São Sebastião, assistiram à palestra sobre as ações de preservação ambiental das empresas do Grupo Colorado e também estiveram no viveiro que produz mudas de árvores nativas utilizadas para o plantio em áreas degradadas”, afirmou a supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que participou de toda a visita.
O Programa Educando para o Futuro é uma demonstração prática de conteúdos escolares. A diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça determinou que o Programa fosse fortalecido. A Usina passou a fazer parte da Associação De Olho no Material Escolar que trabalha para restabelecer a verdade sobre a importância do agronegócio para a região e para o país.
Criada em junho de 2021, a Associação De Olho No Material Escolar nasceu de um movimento organizado pela sociedade civil, com o objetivo de revisar os conteúdos sobre o agronegócio nos livros didáticos, com dados científicos, públicos e atualizados.
A Associação De Olho No Material Escolar é um movimento que aborda o papel da educação para o conhecimento e valorização do agronegócio do país. O objetivo é o de ampliar o conhecimento e acesso, por parte de crianças e jovens, sobre a importância da agroindústria para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Ao final da visita, os alunos puderam levar para suas casas e compartilhar com suas famílias exemplares do relatório de sustentabilidade do Grupo Colorado e folhetos do Programa de Ajuda Mútua em Emergências, PAME, que há 11 anos reúne as unidades sucroenergéticas da reunião, forças de segurança, entidades e voluntários para combate a incêndios criminosos que colocam em risco a vida humana, o meio ambiente e o patrimônio das empresas.
A importância do agro
A segunda visita do Programa Educando para o Futuro aconteceu no dia 28 de junho, reunindo 35 alunos dos sexto e sétimo anos da Escola Municipal Jacinta Barbosa Ferreira, de Miguelópolis, com idades entre 10 e 12 anos. Eles estiveram acompanhados pela professora Trícia Ellen Rezende Lopes e por três colaboradoras da escola.
A visita da delegação de escolares de Miguelópolis focou a área industrial, especialmente o processo de fabricação de álcool , açúcar e energia, como parte do conteúdo trabalhado em sala de aula pela disciplina Ciências da Natureza. Os visitantes foram recebidos no Escritório Central da Usina Colorado pela supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social. Então seguiram para a Sala de Treinamento para a palestra sobre o Processo industrial e o respeito às questões ambientais com o supervisor de Qualidade Industial e Reginaldo Alves Barbosa e com a supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social.
Em seguida, na área de Convivência da empresa, lancharam e visitaram a Biblioteca Engenho do Conhecimento, uma das primeiras do país implantadas em ambiente de trabalho de uma empresa do setor sucroenergético. A Biblioteca dá acesso gratuito ao empréstimo de livros para colaboradores da empresa e suas famílias.
A visita ao Parque Industrial, monitorada pelo supervisor de Processo , foi a etapa final da presença da segunda turma de escolares.
Muitos dos alunos visitantes têm em sua família pessoas que trabalham na Usina Colorado, como pais, avós e irmãos. Entre os alunos há aqueles que participam de projetos sociais, como o Usina da Dança, que são incentivados pelo Grupo Colorado, por meio de Leis de Incentivo. Os escolares voltaram para suas casas entendendo melhor o papel estratégico do agronegócio para o desenvolvimento do país.