Apresentando praticamente a concorrência de um vestibular, com sete candidatos por vaga, os cursos gratuitos de Técnico de Som, Técnico de Luz, Técnico de Palco e Produção Cultural para formação de produtores e técnicos culturais PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, realizado pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, recebeu um total de 545 inscrições de alunos interessados.
As 80 vagas foram preenchidas por alunos de ambos os sexos de 18 a 28 anos de idade de Ribeirão Preto, Guaíra e Orlândia. O Grupo Colorado é o patrocinador do programa em Ribeirão Preto, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – ProAC, juntamente com o Grupo Sada (Brazul e Transzero) e Expresso Nepomuceno. O projeto também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.
No início da noite da sexta-feira, dia 23 de junho, o curso foi oficialmente aberto com a aula mestra em sessão que reuniu no Teatro Municipal de Ribeirão Preto o Secretário Municipal da Cultura e do Turismo de Ribeirão Preto, Pedro Leão e a secretária adjunta, Gislaine Oliveira; o representante da USP,Lello Guazelli, que apoia o Programa, a supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês MarcórioGuedes de Carvalho, representando a Diretora de Responsabilidade do Grupo, Josimara Ribeiro de Mendonça; a artista Isa do Rosário, o diretor e autor José Maurício Cagno e o diretor artístico do teatro, Leonardo Santarosa.
Mais de cem pessoas participaram da abertura.
“Apoiamos o programa porque percebemos a carência de profissionais qualificados nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas para um segmento do mercado de trabalho com grande demanda de mão de obra. O projeto é voltado para jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar ou conquistar uma nova formação e ter contato com professores de referência.”, destacou Maria Inês em uma fala que foi bastante aplaudida.
Curso
Os cursos são divididos em 4 módulos, com duração total de 96 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nesta última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado
de participação do ITB que dá direito ao registro profissional.
As aulas serão ministradas até setembro de forma híbrida, tanto em uma plataforma online quanto presencialmente, com práticas em equipamentosdas instituições parceiras em cada cidade.
Incluindo Ribeirão Preto, são 500 vagas em várias cidades do Brasil. Algumas aulas serão simultâneas entre todas as cidades para promover um intercâmbio de aprendizado e vivência entre os alunos.
Em outubro, ocorrem as formaturas dos futuros profissionais das artes cênicas. Os alunosaprovados recebem um certificado de conclusão de curso que permite retirar o registro profissional