Sábado, 29 de abril foi a data escolhida pelos alunos do curso de Administração da Fundação Getúlio Vargas – FGV de São Paulo para a visita à Usina Colorado, uma das mais representativas unidades sucronergéticas do país.
Os 17 alunos visitantes integram a Agroliga, instância que tem o objetivo de preparar futuros gestores da Fundação Getulio Vargas para o agronegócio brasileiro, transformando-os em agentes da mudança, buscando, através da inovação, o desenvolvimento sustentável e o atingimento da excelência nas práticas administrativas.
A FGV é uma instituição de referência em ensino e pesquisa no Brasil e no mundo, com a missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional.
Para os alunos que fizeram parte da Expedição, a visita foi considerada um grande aprendizado, uma oportunidade agregadora e única.
A Expedição Agroliga contou com a participação de Marcella Abrão Ribeiro de Mendonça, que é filha do diretor do Grupo Colorado, Marcelo Ribeiro Mendonça e neta do fundador, Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Ela cursa administração na FGV e contribuiu para traduzir para os colegas os avanços do agronegócio.
Os alunos participaram de visita guiada a campo pelo gerente agrícola, o engenheiro agrônomo Rafael Luvezuti e pelo Coordenador Industrial, Paulo Carvalho que detalharam os processos agrícolas com ênfase à automação e aos avanços tecnológicos na condução da lavoura. Em seguida, refazendo a trajetória da matéria-prima, os estudantes puderam acompanhar os processos fabris, que transformam a cana-de-açúcar em produtos como etanol anidro, etanol hidratado, açúcar e energia, obtida por meio da biomassa da cana-de-açúcar, contribuindo para o superavit da balança comercial brasileira.
A supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho recebeu os alunos informando sobre as dimensões sociais e ambientais da atuação da empresa, reforçando o compromisso das empresas do agro com a agenda ESG.